Características físicas e físico-químicas, compostos bioativos e atividade antioxidante do fruto de xiquexique (Pilosocereus gounellei (A. Weber ex K. Schum.))
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n5p1969Palavras-chave:
Betalaínas, Betacianinas, Cactaceae, Frutas nativas, Polifenóis, Potencial funcional.Resumo
Diversas espécies nativas da família Cactaceae de ocorrência no Nordeste do Brasil têm sido estudadas quanto à qualidade, composição química e propriedades funcionais como estratégia de agregação de valor às essas espécies que são subutilizadas de acordo com estudos etnobotânicos. O xiquexique (Pilosocereus gounellei (A. Weber ex K. Schum.)) é uma dessas espécies que se adapta em ambientes com temperaturas elevadas e baixa pluviosidade e é utilizada pela população local para diversos usos, inclusive na alimentação animal e medicinal. Contudo, há escassez de estudos voltados para a determinação de compostos funcionais nos frutos desta espécie. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi avaliar as características físicas e físico-químicas, os compostos bioativos e a atividade antioxidante de frutos de xiquexique provenientes de três municípios do estado da Paraíba. A polpa dos frutos dos municípios de Boqueirão e Solânea apresentou conteúdo de acidez mais baixo, com relação SS/AT elevada, podendo se adequar para consumo fresco. Além disso, os frutos destes municípios por apresentarem maior tamanho podem também ser atrativos para o processamento. Os frutos de xiquexique apresentam altos conteúdos de compostos funcionais, a exemplo de compostos fenólicos e de betalaínas, o que proporcionou elevada atividade antioxidante, com potencial de agregação de valor.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
- Citations
- Citation Indexes: 9
- Captures
- Readers: 16