Os rumos do Portal do Servidor Aposentado da UEL
Em 2008 foi criado o Portal do Aposentado, com o objetivo de resgatar para além de história de vida dos aposentados, a história da própria Universidade. Foi uma forma de resgatar a memória institucional e mostrar quem foram as pessoas que contribuíram na construção da UEL.
Em junho de 2009, com a mudança de cargos administrativos na Universidade, o Portal quase foi extinto, entretanto, ele se manteve graças a um vínculo realizado com um projeto de extensão: “Grupo de estudos com servidores aposentados da UEL: novos olhares sobre a universidade” (cadastro na Pró-Reitoria de Extensão sob o no 01461), cujo encerramento de atividades se dará em dezembro de 2013.
O trabalho desenvolvido pelo Portal tem sido extremamente gratificante, trazendo benefícios para os aposentados, estudantes de graduação da UEL e de outras instituições - Unifil e Unopar -, de diferentes cursos (Comunicação Social/Jornalismo, Biomedicina, Psicologia, Fisioterapia, Ciências da Computação, Direito) e comunidade em geral, tendo completado em 2013 cinco anos de existência.
Além disto, o projeto de extensão 01461 permitiu a produção de quatro livros impressos e e-books (o quarto está no prelo - lançamento previsto para 05/12/2013), além da contribuição para o desenvolvimento de trabalhos de conclusão de curso, apresentações em eventos e outros. Instituições de ensino superior, de pesquisa e outros órgãos públicos nos consultaram ao longo desses cinco anos para saber como se dava o funcionamento do Portal e elogiando o nosso trabalho.
Trata-se efetivamente de uma maneira de homenagear o aposentado, além de promover um resgate da memória institucional: mostrar a esta e às gerações futuras quem foram as pessoas que passaram pela Universidade e contribuíram na sua construção e desenvolvimento.
Diante do encerramento do projeto a equipe do Portal protocolou, no dia 27 de agosto de 2013, um documento apresentando à administração da UEL contendo uma minuta de resolução para análise do Conselho Universitário, que institucionaliza o Portal, vinculando-o ao Departamento de Comunicação. Também segue neste documento uma minuta de resolução para apreciação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), que regulamenta as atividades do Portal no âmbito da Universidade.
As três premissas que subsidiam a solicitação em tela são: (a) o Portal é uma forma de valorizar e dignificar o aposentado; (b) o resgate promovido estende-se para além da história de vida do servidor, é um resgate da história da própria UEL; e (c) o Portal deve continuar existindo, sem vinculação a pessoas, mas sim a instâncias institucionais.
Reiteramos que se trata da apresentação de minutas de resolução que podem ser totalmente modificadas a partir do entendimento da comunidade universitária sobre a importância do Portal e da continuidade do trabalho de valorização do servidor aposentado da nossa Universidade.
Ao mesmo tempo um novo trabalho está se iniciando com o resgate de histórias de vida dos servidores falecidos da UEL por meio de entrevistas com familiares e amigos.
Maria Aparecida Vivan de Carvalho e Fabiano Ferrari Ribeiro
Apresentação.
Discurso de abertura no lançamento do Portal - Profa. Maria Aparecida Vivan de Carvalho - Idealizadora do Projeto.